sábado, 30 de outubro de 2010

O que você deve saber antes de ir à França.

continuação..

Velib em Paris
Em 2007, Paris estreou o Velib, um sistema operado pelo próprio usuário de bicicletas em trânsito para ser usado em seus mais de 371km de pistas de ciclismo. Em 2008, haverá estações Velib a cada 2 km, num total de 1451 localizações, e 20.600 bicicletas disponíveis no sistema. Cartões de acesso ao sistema estão disponíveis em máquinas nas ruas e custam E 1 para um dia ou E 5 para uma semana. Os primeiros 30 minutos de uso do equipamento são grátis. Depois, a primeira meia hora adicional custará E 1, a segunda E 2 e cada 30 minutos adicionais custarão E 4. Sua conta é debitada quando você devolve a bicicleta. Se a bicicleta não é devolvida depois de 24 horas, são cobrados E 150. http://www.velib.paris.fr/  ( em francês ).

Para outros aluguéis de bicicleta em Paris, consulte : Roue Libre - http://www.rouelibre.fr/
Paris à vélo, c'est sympa  http://www.parisvelosympa.com/

Dinheiro    -    Bancos
Os bancos permanecem abertos durante a semana, normalmente no horário entre 9h e 16h30 ou 17h. Em muitas cidades fora de Paris, as agencias bancárias fecham por uma ou duas horas durante o almoço. A maioria dos bancos de Paris fecha aos sábados e domingos; em cidades menores , as agências frequentemente abrem aos sábados e fecham aos domingos e segundas-feiras.

Caixas eletrônicos
Os caixas eletrônicos geralmente possuem as melhores taxas de câmbio. Todos os caixas na França aceitam os cartões MasterCard e Visa, e muitos são conectados aos sistemas Cirrus e Plus. A American Express também possui caixas nas principais cidades.
Nota :  A maioria dos teclados nos caixas franceses possui apenas números. Se você possui códigos com letras, tome nota dos equivalentes em números antes de viajar. Códigos com quatro e cinco dígitos são válidos na França.

Câmbio
Bancos e casas de câmbio geralmente cobram pelo menos 1% de comissão nas trocas de moeda corrente; aqueles que não cobram comissão frequentemente usam taxas de troca desfavoráveis. Os cheques de viagem são seguros, mas muitos bancos cobram uma taxa de serviço para trocá-los. Muitas vezes eles não são aceitos como forma de pagamento em hotéis, restaurantes e lojas, mesmo se forem em euros.
Na época de produção desta publicação ( março de 2008 da revista France Guide ), as taxas de câmbio eram 1 euro = 2,62 reais;
1 real = 0,38 euro;
1 dólar = 0,65 euro.

Cartões de crédito
Os cartões de crédito são aceitos na maioria dos hotéis, restaurantes e lojas; a taxa de câmbio é favorável. Para obter informações ou comunicar a perda de cartões, 24horas por dia, 7 dias por semana : Eurocard-MasterCard : 08 00 90 13 87   Visa : 08 00 90 11 79  Diner's Club : 08 20 82 05 36   American Express : 01 47 77 70 00 ( serviço ao cliente ) : 01 47 77 72 00 ( perda ou roubo de cartão ) . É necessário ter em mãos o número de seu cartão.

Gorjeta 
Quase todos os restaurantes incluem imposto e uma taxa de 15 % de serviço ( service compris ) nos preços. Se uma comida ou serviço foi especialmente bom, é comum deixar uma gorjeta extra de E 1,50 ( ou 2% a 3% ), assim como deixar para o garçom o troco pequeno de sua conta quando for paga em dinheiro. Se o serviço não estiver incluído ( service non compris ) , uma gorjeta de 15% é apropriada. Em hotéis, dê aos carregadores de malas E 1,50 por volume e E 1,50 por dia às arrumadeiras. Deve-se dar aos motoristas de táxi entre 10% e 15% do valor da corrida. Dê 10 % de gorjeta a cabeleireiros, 5%  a assistentes. Gorjetas pequenas, por volta de E 1 , são razoáveis para atendentes em chapelarias de museus, por exemplo, para criados de banheiros, lanterninhas e guias de turismo. É de praxe dar gorjet a guias e motoristas de ônibus depois de uma excursão, geralmente entre E 1,50 e E 3, dependendo do nível de satisfação.

Compras
Liquidações: os principais meses de liquidações na França são janeiro e julho.
Compras livres de impostos : os visitantes não residentes na União Européia, acima de 15 anos e com período de permanência inferior a seis meses na França , ou em outros países da União Européia, têm direito a receber de volta parte do imposto sobre produtos ( TVA, em francês ) pago em compras realizadas no país, em valores de E 175 ou mais em cada loja participante. Na maioria  dos casos, o reembolso representa 19,6% do valor da compra. Ao fazer compras, peça para a loja completar um formulário de reembolso de TVA. Apresente este formulário na alfândega ao deixar a França ou o último país da União Européia que você visitar . Se você deixar a Europa via aeroporto, chegue antes do horário do check-in e deixe os produtos comprados à mão para serem conferidos. O funcionário da alfândega colocará um carimbo no formulário, que então deverá ser enviado pelo correio para a loja onde a compra foi feita. O reembolso é creditado em seu cartão de crédito ou enviado pelo correio em alguns meses.

Mantendo contato - correios
As agências dos Correios têm a indicação La Poste e funcionam entre 8h e 19h durante a semana e entre 8h e 12h aos sábados ( em cidades menores, o horário pode variar das 9h às 12h e das 14h às 17h ). As agências principais também oferecem serviços como câmbio de moedas, envio de ordens postais internacionais, fax, telex e telefones públicos. Em Paris, a agência central fica na rue du Louvre, 52 e funciona 24 horas, sete dias por semana. Selos também podem ser comprados em tabacarias, hotéis e em algumas bancas de jornal. www. laposte.fr

Usando o telefone
Todos os telefones franceses têm dez dígitos, começando com 0. Para telefonar dentro do país, disque os dez dígitos. Para ligar para a França do Brasil, omita o 0 inicial do número francês, por exemplo, disque 00 ( o código de acesso internacional ) , o código da operadora, seguido por 33 ( o código da França ) e então o número de telefone menos o inicial 0 ( nove dígitos em vez de dez ). A maioria dos telefones públicos só aceita cartões telefônicos, chamados de télécartes ou cartes téléphoniques, vendidos em agências do correio ou tabacarias e cafés por E 7,50 ( 50 unidades ) ou E 15 ( 120 unidades ). Com eles, também é possível fazer ligações internacionais.
Para ligar para o Brasil da França, disque 00, seguido de 55 ( código do Brasil ) , mais o código da cidade e o número do telefone. Para ligações a cobrar para o Brasil, via Embratel, disque 0800 99 00 55. Para telefonar a cobrar dentro da França, disque 3006 de qualquer telefone na França ( particular ou público ),  grave seu nome e disque o número desejado.

Acesso à Internet
Cafés com acesso à Internet podem ser encontrados em quase todos os lugares, com preços entre E3 e E5 por hora. Muitas agências de correio também têm um Cyberposte operado por cartão ( http://www.cyberposte.com/ ) . A Netanoo's Borne Internet ( www. netanoo.com ) é uma parceria entre a France Telecom e a Orange que você pode pagar usando um cartão telefônico. O acesso a partir de seu próprio computador é possível através de números locais de provedores como AOL e EARTHLINK, e também associando-se por um curto período de tempo a provedores locais como FREE ( http://www.free.com/ ) e WANADOO ( http://www.wanadoo.fr/ ). Espaços com redes sem fio estão se tornando populares.

Parques Nacionais , reservas e parques naturais regionais.
A França possui sete esplêndidos parques nacionais - Cévennes, Mercantour, Vanoise, Pyrénées, Ecrins, Port-Cros  e Guadalupe - bem como 147 reservas que oferecem oportunidades para caminhadas e observação da flora e da fauna. Os 44 parques naturais regionais mantêm a beleza do meio ambiente, enquanto acomodam visitantes. Para maiores informações, acesse os sites http://www.parcs-naturels-regionaux.tm.fr/ e http://www.reserves-naturelles.org/ .

À bientôt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário